sábado, 28 de novembro de 2009

Vygotsky

"A posição social conscientemente avaliada constitui-se na força do desenvolvimento psíquico e social. Os mecanismos funcionais como a memória, a intuição, a atenção, a sensibilidade, o interesse frente as adversidades enfrentadas conduzem a constituição de uma super resistência e a transformação da inferioridade em superioridade, a incapacidade em competência e talento..." (p. 39)
"Os imperativos sociais de desenvolvimento materializam a transformação do defeito em impulso. Contraditoriamente a educação enfraquecida pelas tendências de piedade e filantropia foi intoxicada pelo veneno da invalidez e da impotência" (p. 62)
"O adulto difere da criança pelo nível e carater de sua bagagem cultural, de sua instrução, isto é, pelo estado e pela maneira como eles medem a atividade de suas funções psíquicas. a criança difere da criança incapacitada pelo desenvolvimento de sua memória e pela maneira como memorizam, isto é, outra via e outra medida" (p. 66)
"O primitivismo é causado por uma ausência cultural, uma apropriação incompleta da linguagem e de outros instrumentos elaborados pela humanidade. Não há desenvolvimento cultural, a não ser pela utilização desses instrumentos de cultura. A língua constitui em um instrumento eficaz para as representações e expressão da vontade. A língua utiliza pensamentos, a generalização, o julgamento, a rezão, a compreensão, as atividades combinatórias... (p.72)"
(Vygotsky, L.S. Deféctologie et déficience mentale. Paris: Delachaux et Niestlé., 1994.)