terça-feira, 28 de setembro de 2010

Livros sobre Educação Especial



Educaçao Especial

Programa De Estimulaçao Precoce
Autor: FONSECA, VITOR DA
Editora: ARTMED
Ano: 1995

Sinopse

A obra introduz o leitor de língua portuguesa às idéias de Feuerstein, as quais permeiam seu levantamento da problemática da deficiência. Neste enfoque, aborda questões referentes à prevenção e à identificação precoce, de uma forma pedagógica simples, sem dispensar o rigor científico e respeitando a complexidade do tema. O autor analisa a deficiência mental numa perspectiva atual, com ênfase na experiência mediatizada de aprendizagem e na flexibilidade da estrutura cognitiva, procurando tocar, ainda, no envolvimento familiar e a sua importância na educação da criança com deficiência intelectual.



Educaçao Especial No Brasil

Históia E Políticas Públicas

Autor: MAZOTTA, MARCOS JOSE DA SILVEIRA
Editora: CORTEZ
Ano: 1996

Sinopse
Focalizando as relações entre portadores de deficiência e a educação brasileira, esta obra identifica e analisa criticamente as variadas medidas educacionais para esta população. Com rigor, traça a evolução do atendimento educacional as pessoas com deficiência no Brasil, bem como explicita e discute as ideologias presentes nas políticas públicas e as ações governamentais nessa área.




Inclusão

Construindo Uma Sociedade Para Todos

Autor: SASSAKI, ROMEU KAZUMI
Editora: WVA
Ano: 2002

Sinopse:

Neste livro, o assunto central é o tema da inclusão. O assistente social e consultor de reabilitação Romeu Kazumi Sassaki discute os conceitos inclusivistas, aborda a inclusão na escola, na saúde, no mercado de trabalho, nos esportes, nas artes e no turismo. O autor analisa o desenho universal para ambientes físicos e também as leis e políticas integracionistas e inclusivas.





Inclusão Escolar

O Que E? Por Que? Como Fazer?

Coleção: COTIDIANO ESCOLAR AÇAO DOCENTE
Autor: MANTOAN, MARIA TERESA EGLER
Editora: MODERNA EDITORA
Ano: 2006

Sinopse:

Formar uma nova geração a partir de um projeto educacional inclusivo é fruto do exercício diário da cooperação e da fraternidade, do reconhecimento e do valor das diferenças, o que não exclui a interação com o universo do conhecimento científico sistematizado. A educação escolar não pode ser pensada nem realizada senão a partir da idéia de uma formação integral do aluno - segundo suas capacidades e talentos - e de um ensino participativo, solidário e acolhedor. Neste livro, a discorre sobre a inclusão escolar. De forma didática, ela define inclusão escolar, discute as razões pelas quais esse tema tem sido proposto, quem são seus beneficiários e conclui debatendo sobre os possíveis caminhos para se concretizar a inclusão em todas as salas de aula de todos os níveis de ensino.






Inclusão Escolar De Crianças Com Síndrome De Down


Autor: VOIVODIC, MARIA ANTONIETA M. A.
Editora: VOZES
Ano: 2004

Sinopse:

Neste livro a autora Maria Antinieta M. A.Voicodic dicute como é possível Inclusão das crianças com Sindrome de Down no ambiente escolar, objetivando apioar o trabalho dos professores e da equipe escolar. Recomendado para pais e professores.



Um Olhar Sobre A Diferença


Coleção: EDUCAÇÃO ESPECIAL
Organizador: FREIRE, IDA MARA
Organizador: BIANCHETTI, LUCIDIO
Editora: PAPIRUS
Ano: 2000

Sinopse:

Se essa obra, como outras coletâneas em educação, reúne textos variados sobre um determinado tema, o que a torna ímpar é seu eixo condutor. Sua organicidade está no que ela oferece em termos de análise da deficiência considerada como diferença, a partir dos processos históricos e culturais que produziram, e produzem, formas de inclusão/exclusão.


Intervenção No Ambiente Escolar
Estimulação Visual De Uma Criança

Autor: DALL'ACQUA, MARIA JULIA CANAZZA
Editora: UNESP
Ano: 2002

Sinopse:

'Intervenção no ambiente escolar' relata a experiência de educadores diante do desempenho de uma criança com visão subnormal. Ao mesmo tempo que são alicerçados os comentários analíticos e as mais adequadas estratégias educacionais, nunca se perde de vista, em contraponto, a consciência do drama que acomete imenso número de estudantes portadores de visão subnormal e a urgente necessidade de ações que possam atenuar os obstáculos que eles enfrentam. O livro mostra também a importância do treinamento da criança no contexto escolar, quando há impedimento visual, para que ocorra generalização das habilidades aprendidas em situação de atendimento individual.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário